segunda-feira, 15 de setembro de 2008

É HOJE!!! É HOJE!!! É HOJE!!!

.
Hoje é que foi...

Eram 7 e 10 quando os filhotes saíram para irem apanhar o autocarro para a escola.

Iam todos contentes, até a mais caganita não cabia em si de tão feliz!!

1º dia na escola dos grandes!!

Ainda me lembro quando passei da primária (com tudo muito arrumadinho... sempre a mesma professora, a mesma sala, os mesmos colegas), para a preparatória (sim! que no meu tempo havia preparatória!!), sempre a mudar de salas, de professores e com um monte de colegas novos para conhecer!

Sim!! Um monte mesmo... Porque naquela altura não havia cá a treta dos traumas infantis, e espetavam-nos numa turma onde não conhecíamos ninguém, e para não termos medo, metiam lá mais 35 colegas, para nunca nos sentirmos desacompanhados!!!

Eu cheguei a ser o número 42, no 8º ano!

Quando começavam as aulas, nunca tínhamos, pelo menos, 4 ou 5 professores!! Os professores eram escassos, às vezes passávamos metade do ano lectivo sem professor a uma disciplina ou mais. E, como tal, as turmas eram enormes!! (cheguei a ter uma professora de francês guineense, que não a percebíamos, nem quando falava português!!!)

Mas para nós era normal... Tão normal como, hoje para os meus filhos, as turmas terem só 25-28 alunos...

As aulas nunca começavam antes de 15 de Outubro e cheguei a começar as aulas 1 semana antes das férias do Natal!!

Ou seja, tínhamos apenas 8 meses de aulas, com turmas enormes, os professores não tinham direito a ter depressões (e se nós éramos selvagens!!!), as férias do Natal e Páscoa, ás vezes, estendiam-se por mais 3 ou 4 dias, que os 15 dias da praxe, tínhamos uma semana para curtirmos o Carnaval, aprendíamos por nós, ou por sermos chamados a conselho disciplinar, a lidar com os outros e com a instituição escola, chumbávamos por faltas, tínhamos faltas a vermelho, que eram impossíveis de justificar, os livros para 2 filhos não custavam um ordenado mínimo nacional, quem não tinha, mesmo assim, dinheiro para comprar os livros na sala estudava pelo livro do companheiro do lado e para trabalhos ou para estudar para testes, ia a casa dos colegas!

Aliás, lembro-me de uma altura, em que eu e a minha inseparável companheira Susana (uma beijaça pa tu querida miguita!!) levávamos cada uma livros diferentes para a escola pra não irmos tão pesadas...

Quando fazíamos asneira na escola iamos a conselho directivo, levávamos uns dias de suspensão, os pais eram notificados por postais (que nós, habilmente, fanávamos das caixas de correio) e lá tínhamos um ou mais dias de férias!!

Mas sabíamos gerir e responsabilizar-nos pelo que fazíamos...

A maior parte dos meus colegas e amigos são formados e bons profissionais e como tal...

Não me venham cá com a merda da conversa que os meninos hoje não podem ser responsabilizados porque são muito novinhos... Bahhhhhhhhhhh!!!

Enfim...

Isto para dizer que os meus filhos, e os filhos de milhares de portugueses, começaram mais um ano lectivo...

Os livros para 3 filhos custaram cerca de 500 euros, e ainda faltam os equipamentos de ginástica, os ténis, o material escolar, etc...

Depois acham estranho que os miúdos cheguem ao 10º ano e desistam... Que desde que começou a escolaridade obrigatória até ao 9º ano só aumentou 3% de jovens a continuarem os estudos... E que não haja grande vontade de continuar...
_

27 comentários:

DANTE disse...

Bem ... pelo menos o aluno da pistola sabe somar... ahahahahah

mu@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ tronxita :)

SolitaFit disse...

Pois é tronxa,

O tema de conversa agora é o regressoa ás aulas e os balurdios que se gastam com os livros e etc.


No meu tempo, nao era nada disso.


Cado um comprava o material k queria, que podia e que entendia que fazia falta.

Não vinhamos da primeira aula com uma lista interminável para comprar o material.


enfim, outros tempos.

tronxa disse...

é assim a escola modelo dante... adaptar... adaptar as crianças... pk a sociedade, um dia mais tarde tb o vai fazer!!!

meus deuses!!!

isto anda tudo ao contrario...

desde k vi amigos meus a fumarem as escondidas dos filhos e a quase lhes pedirem autorizaçao para namorarem... k acho k o mundo anda meio de pernas para o ar!!

bjnhssssssss de boa semana pa tu migo!!

tronxa disse...

pois pois sol...
eu k sou do tempo em k as galinhas tinham dentes... imagina... eu entrei para o liceu em 1975... como podes imaginar os tempos nao eram faceis...

mas eram divertidos, e sabiamos ate onde podiamos ir.. ja em casa nos tinham ensinado... se pisassemos o risco... levavamos na tromba com fartura!!

kd a minha filha mais nova entrou para a 2a classe... a lista de material dava a entender k ela ia entrar para o 2º ano da universidade de artes e outra de letras e mais uma de ciencias!!!

fui á escola falar com a professora e disse-lhe k ela nao ia levar nem metade do k eles exigiam... por isso, ou ela reduzia a lista para metade ou entao responsabilizava-se pelas consultas de ortopedia k ela mais tarde tivesse de ir...

explikei-lhe k embora a gente viva numa zona, considerada de ricos, ha mta gente k vive com dificuldades...

enfim... ela la percebeu e arranjou-se de maneira a uns levarem uma coisas, outros outras e fazer uma comunidade de materiais!!

bjnhssss sol e dsc la o testamento!!

SolitaFit disse...

Tá tudo doido é o que é.

Devem ter comissão as livrarias e papelarias,sei lá.



Ten razão em tudo o que dizes.



jinhos

tronxa disse...

sabes o k eu acho solita...???

acho k as editoras ja estão coo as farmaceuticas... e k os professores k escolhem os livros para as escolas, devem ganhar umas viagens e outras merdas do genero...

só nao pagam em putas, como no futebol, pk as maes recusaram-se a servir os professores!!

(xiiiiii... eu hoje tou a perder o lado zen... inspiraaaa... expiraaaa... ja ta!!)

bjnhssssss e dsc la o desabafo...

e agora vou trabalhar k os meus meninos esperam-me!!!

Mokas disse...

depois cresceste e ficaste assim!
o texto nao me suscita comentarios.so uma coisa,ou é de mim ou a tua euforia era por nao teres de atura-los o dia todo?!

tronxa disse...

naaaaaa mokas...

k so eu fico trite das aulas começarem!!!

gosto mais das ferias deles k eles proprios!!

estava a falar po eles kd escrevi o titulo!!

e é verdd... a escola tb me formou o caracter!!

mas onde apreni a ser o k sou... foi, maioritariamente, em casa e com o meu pai!!

bom dia pa tu coisinho!!

bjnhs

Mokas disse...

ta bem!
tive foi algumas dificuldades a perceber o que querias dizer!isto quando se papam letras é complicado!eheheh!
bom dia.bjokas

tronxa disse...

eu papei letras no post?!?!!?!

eu aki papo-as... mas nos posts nao costumo papa-las!!

por isso nao tenhas mau feitio!!!

irraaaaaaaaaaa!!!

Mokas disse...

ta bem.(a baixar as orelhas)
nao esta a correr bem o dia,pois nao?

tronxa disse...

o meu ta a correr sobre rodas!!!!

sai do trabalho as 8 da manha!! o trabalho correu bem, fui para a praia passear ate as 9 e agora vim dar volta aos blogs para depois ir passear mais cadito...!!

o k se pode kerer mais da vida!??!

Mokas disse...

saiste às 8 da matina do trabalho?(riso ironico)
posso saber o que fazes?(riso outra vez ironico)
da vida podes querer...eu sei la quem é a vida!!(riso parvo)

tronxa disse...

posso dizer k nao sou puta!!!

ehehehe

as x com uma certa pena... kd vejo kt elas ganham!!!

tou num lar de idosos a tomar conta deles a noite... como podes ver é um trabalho desgastante!!!

Mokas disse...

eu tambem nao disse que eras puta!se tens assim tanta pena tens bom remedio!nesse sector ha sempre trabalho!
desgastante?!deve ser...eles à noite dormem!assim até eu!

Anónimo disse...

Ahhh a escola... :))

Lembro-me lindamente do meu primeiro dia de aulas :))))...................

.................na faculdade!



do resto nem tenho bem a certeza se lá andei hahahahhahaha

tronxa disse...

korr...

eu andei a estudar pa medicina... mas fikei pela 4a classe!!!

mas valeu o esforço!!!

ehheheh

bjnhsssssssss de estectoscopio no pescoço e parametilisopropilphenolamina na mao!!!

Mokas disse...

tu muito gostas de falar no parametilisopropilphenolamina!deve ser fodido ter hemorroidas!
ena pa!quase que fazia algo parecido com um trocadilho!

tronxa disse...

é a minha imagem de marca!!!

esses trocadilhos correm-te sempre mt bem, né??

_BaCo_ disse...

Eu não andei no preparatório, mas andei na Telescola!!!
Pena é que na minha altura já não passava nos canais públicos e era através de video, e tinhamos de ir mesmo á escola, se não dava pra ter aulas em casa!!!
Só não era na caminha porque não tinha tv no quarto!!!
Pra ter na sala já era um pau!!!
Mas lembro-me de ser miudo e ficar fodido por querer ver bonecos e colocavam na tv as aulas da Telescola!!!
Gostei deste tipo de ensino :-)
Era porreiro, Pá!!!
~BaCo~

tronxa disse...

eu ainda sou do tempo da telescola na tv baco!!!

e digo-te uma coisa, ainda estudei muito por la!!!

é uma pena terem acabado com isso... k fizessem um canal so com programaçao de aulas... era uma boa maneira dos putos estudarem cadito em casa!!!

bjnhsssssssssss bakito!!! onde tens andado?!?!?!?!?!?

HEIN?!??!?!?

_BaCo_ disse...

Era um método de ensino interessante...
Mas ficou-se por ali :-)
Essa ideia do canal seria possivel, ainda mais agora com a cabo, o mais certo era ser pago pra financiar o sócrates...
muahahahahaha...
Eu tenho andado na vindima, sabes como é, esta altura ocupa-me bastante!!!`
É só apanhar uvas, pisar e tirar os engaços!!!
ehehehehe...
~BaCo~

tronxa disse...

e beber o mosto, nao!??!!?!

eheheheheh

era a part k eu mais gostava das vindimas!!!

ehehehe

bjnhsss de um bom dia pa tu

_BaCo_ disse...

Pois!!!
É preciso provar...
Eheheheh... para ver se as uvas têm bom grau!!!
Keres um bocado?
Eu já te most(r)o...
:-P
~BaCo~

tronxa disse...

eu sou uma desgraça pa vinho baco...

geralmente, so gosto de vinho do douro e do alentejo...

mas bgda pela oferta!!!

eheeh

bjnhsss

_BaCo_ disse...

O meu vinho é Alentejano!!!
É mt bom!!!
Tens co provar :-P
ehehehehe...
E dps me dizes...
~BaCo~

tronxa disse...

/me a esticar o copito!!!

eheheheheheheheh

bjnhssss de bom fds bakito!!