terça-feira, 2 de setembro de 2008

Bom português

Afectivo
Alguém que passou aos quadros da empresa.
(eu tinha uma vizinha que dizia que o sobrinho tinha um jardineiro afectivo, e eu esbandalhava-me a rir!!)

Alevantar
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!

Amandar
O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem longe'

Arrãs
Batráquios muito dados a arraiais.

Aspergic
Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina. Ou acto de aspergir alguém com acido acetilsalisílico.

Assentar
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.

Capom
Tampa de motor de carros que quando se fecha faz POM!

Defícil
O contrário de fácil, muito utilizado por políticos e intelectuais.

Destrocar
Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

Disvorciada
Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.

É assim...
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.

Entropeçar
Tropeçar duas vezes seguidas.

Êros - Érios
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.

Estralo
Acto de agredir alguém na cara (provavelmente com um ovo estrelado!).

Falastes, dissestes...
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES..

Fracturação
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.

Há-des (gosto especialmente do "há-dem")
Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?

Inclusiver
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel'.

Lidel - Lider - Lind
Não confundir com Fidel. Onde vais? "Vou ao Lidel Comprar Cebolas"


A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?

Nha
Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma poupança extraordinária.

Númaro
Também com a vertente 'númbaro'. Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

Ócalipos
Arvéns muito altas com folhas ôromáticas e puntigudas.

Parteleira
Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.

Perssunal
O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: 'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.

Pitaxio
Aperitivo da classe do 'mindoím'.

Prutantos
Excelente para iniciar qualquer explicação mais complexa dando a entender que sabe o que vai dizer.
Ex: Prutantos, aquilo funciona assim e tal... precebestes?

Prontus
Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um 'prontus'! Fica sempre bem.

Prutugal
País ao lado da Espanha. Não é a Francia.

Quaise
Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais... Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.

Stander
Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis. O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'...

Treuze
Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.

Como estas pérolas há muitas mais na nossa língua, devia ser por aí que se deveriam preocupar com os novos acordos ortográficos...

16 comentários:

Anónimo disse...

Tronxinha... neste PortugalO há palavras tão belas :)

Gosto particularmente duma fornecedora que me trata por menina Aiana lindooooo lindooooooo

beijinhosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss e prontUs ;p

Anónimo disse...

Eu também já fui afectivo, agora só de vez em quando é que me alevanto e me atiro a ela...

tronxa disse...

korr, eu kd andava a trabalhar pelo pais fora e precisava de uma informaçao de onde ficava o lugarejo tal, era so rir!!!

e as x calhavam-me destas no meio das entrevistas!!

dificil dificil é a gente nao se esbandalhar a rir na cara das pessoas!!

tinha um cadernito com estas coisas, mas perdi-o... buaaaa!!!

bjnhsssssssssssssss aiana

tronxa disse...

prontus salvoconduto, pertantos ja nao andas a comprir ca tua obrigaçao!!!

eheheheheheh

DANTE disse...

eU SOU aFECTIVO pOIS.
aMANDEI-ME dE cABEÇA pA uM eMPREGO,fOI cOM tANTA fORÇA qUE aNDEI uNS tEMPOS a tOMAR aSPERGIC aTÉ a dOR aSSENTAR.
dEPOIS cOMPREI uM cARRO cOM cAPOM, fOI dEFÍCIL mAS Là O cONSEGUI dESTROCAR pOR UNS êROS.
sOU dISVORCIADO. è aSSIM...
jÁ dEI uNS ENTROPEÇÕES vALENTES nA VIDA...jÁ lEVEI mUITA ESTRALADA.
hÁ-DES vIR mELHOR dIAS.
e vIERAM mESMO , aGORA JÁ fRACTURO qUALQUER cOISA e DEIXAI-ME dE ANDAR aOS cAIXOTES. vOU AO lIDEL.
yA mÔ! è A NHA sUPERFICIE DE vENDAS pREFERIDA.
bEM , mAS jÀ cHEGA dE fALAR dE cOISAS pERSSONAIS sENÃO vOÇÊS pENSAM qUE EU tOU PRÁKI a faZER nÚMARO.pRONTuS...vOU vOLTAR Pà mINHA pARTELEIRA.
qUAISE qUE aINDA tAVA cAPAZ dE ir aLI aO STANDER vER OS mAQUINÕES.
nAO, vOU mESMO DESCANSAR.

MU@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ tRONXITA E vIVA pRUTUGAL!!!

pS:aFECTIVO/PESSOA QUE aFECTA dE tANTA eSTUPIDEZ lOlOlOlOlOLOL

DANTE disse...

Ps: qualquer semelhança com a realidade é uma coincidencia do câtano!!!! Inclusiver!!!

tronxa disse...

eheheheheh dante!!! tu es um bom portugues!!!

passaste no teste!!

podes entrar po clube!!!

ehehehe
bjnhsssssssssssss a destrocar-me toda!!

DANTE disse...

Já ganhei minuins?
iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaa

DANTE disse...

minduins*
não fui á escola desculpa...
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

tronxa disse...

sao mm minuins!!! e tramoços!!!

ganhaste uma contidade deles!!!

mas se nao gostares de minuins posso trocar por almendrinzes!!!

eheheheheeh

eu fui a escola e tb la aprendi vue!!!

a professora primaria da minha filhota do meio, no dia em k a conheci, largou-me esta perola:
"talvez a gente póssamos..."

inte me arrepiei!!!

eeheheheheh

SolitaFit disse...

Olá rapariga!!!
Agora só vim deixar a minha marca, logo leio tudo com calma. Desta vez sou eu k digo tbm já usei a primeira imagem no meu blog.


Hehehe



jinhos e ate logo.

tronxa disse...

oh sol... as imagens sao poucas e os blogs sao mts!!

ehehehe

bjnhsssssssssssss de ate loguito

titofarpas disse...

Está muito engraçado...
Parabéns

SolitaFit disse...

Estas palavras dizem-se muito aqui pelo porto.

A destrocar, é da melhores.



lol!!!!!!!!!!!!


jinhos

tronxa disse...

bgda tito!!

benvindo ao meu canto!!

volta sempre!!

tronxa disse...

bocezes aí no puerto destrocam-se munto??!?!

eheheheheh

aki tb se dizem sol!!

é uma lingua paralela, k dá cor á lingua mae!!

bjnhssss