terça-feira, 12 de janeiro de 2010

.
Fanei este texto no Blog do Caipira, porque acho que me identifico bastante com esta maneira de pensar...!

Embora seja de esquerda, nunca concordei com o socialismo marxista-leninista, sempre achei que só servia para roubar aos pobres e encher, ainda mais, o cu dos ricos!

Este exemplo está muito bem "esgalhado"!!!


Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca repetiu um só aluno antes mas tinha, uma vez, repetido uma classe inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e ‘justo’. O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas em testes”.

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém repetiria. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um A…

Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam B. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média dos testes foi D.

Ninguém gostou.

Depois do terceiro teste, a média geral foi um F.

As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.
Portanto, todos os alunos repetiram… Para sua total surpresa.

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foram seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.

“Quando a recompensa é grande”, ele disse, “o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável”.

.

6 comentários:

Nina disse...

Olha só que teoria fantástica! É claro que o que mais gostei foi a reprovação geral...e o monte de caca!lol
Beijocas e m...para tdos, para não dizer merda, porque sou mt educada!

tronxa disse...

eu tb sou muito bem educada e nunca digo merda, nina...!

seria incapaz de dizer merda e nem sei como se escreve, por isso mm tb nunca ninguem me leu kk tipo de palavrao ou vernaculo, que eu nao dessas, foda-se!!

bjnhssssssssssssss

Korrosiva disse...

O texto é comprido nao me apeteceu ler, mas faz de conta que sim...

ehehhehheh

beijinhosssssssssssssssssss preguiçosos ;P

tronxa disse...

o texto nao é grande, korr... ta é com a letra mt grande... nao sei pk...

bjnhssssssssssssssssss calona!!

Kapikua disse...

eu sou canhoto!

Acho que o estado deve controlar as coisas públicas (águas, energia,PITROIL...)

Quanto à UTOPIA admito ser impossível dexarmos de ser ambiciosos individualmente e pensarmos somente como um todo. Julgo, no entanto, que seria a forma mais justa de coexistir.

A ambição desmesurada tb não nos tem levado para grandes caminhos ó Tronxinha!!!

Beijo comuna :)

tronxa disse...

mas nao ha nenhum sistema politico de que esta ambiçao e corrupçao desmesurada faça parte, kapikua...

isto ja faz parte da condiçao humana, que nao sabe kd deve parar.

infelizmente, so kd voltarmos ao mercado primario, isto dará a volta, mas para la chegarmos, vai ser preciso modificar muitas cabeças!

bjnhssssssssss reaccionario!!

eheheheheh