sábado, 1 de novembro de 2008

Pão por Deus

.

Hoje, aqui é tradição o pão por Deus.

É uma tradição com muitos anos, já eu quando era miúda ia ao pão por Deus.

É giro, os putos juntam-se em bandos e andam pelas casas e comércios a cantar: "Pão por Deus, pão por Deus, saco cheio,vá com Deus", e as pessoas lá vão dando umas guloseimas, que vão enchendo os sacos.

No meu tempo davam muitos frutos secos: castanhas, nozes e amendoins, mas também davam rebuçados, beijinhos, moedas de chocolate e dinheiro.

Lembro de chegar, ao fim da manhã, a casa e ir fazer o inventário do espólio!

Durante anos acompanhei os meus filhos nestas andanças, e agora já só a mais nova vai. Mas este ano que deveria ser o último ano dela, não vai estar cá...



Claro que o pão por Deus não é tão comercial como o Halloween, por isso, em vez de tentarem espalhar esta tradição, importaram o Haloween da américa, junto com 2 ou 3 séries policiais e o dia dos namorados!!

Enfim...

Devem ser os efeitos da globalização!!

Sorte a dos putos de cá.



Que além de curtirem esta noite o Haloween, também curtem amanhã o pão por Deus!!!
_

27 comentários:

SolitaFit disse...

Eu numca liguei a essas treta das bruxas,
porra eu kero é distancia delas,



hahahahah!!!!!!!!!!
jokas.

tronxa disse...

bruxas é fixe sol!!!

mas eu gosto mm e do pao por deus!!

hoje ja comi uns doces k estao ali para os putos k ca hao-de vir amanha!!!

taditos!!!

eheheheh

é pa fazer a parte dos meus filhos!!!

bjnhsssssssss de verruga no nariz

Fox D. M. disse...

lol ja bastam as que tenho que aturar todos os dias xD

Anónimo disse...

Eu por acaso gosto é de pão com manteiga e leite com chocolate :) nham nham ;p

beijinhosssssssssssssssssssssssssss de bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa tronxinha

tronxa disse...

trabalhas numa feitiçaria fox!??!?!

eheheeh

bom fds pa tu!!

bjnhs

tronxa disse...

eu ontem fanei uns kts beijinhos e 3 rebuçados aos putos do pao por deus, korr... será k vou ser castigada!?!!?

apetecia-me mm um docinho!!!

eheheheh

bjnhssssssssssssssssssssssss
sssssssssssssssssssssss
sssssssssssssss de bommmmmmmmmm
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm dia pa tu

Anónimo disse...

o frio que está já é castigo suficiente BRRRRRRRRRRRRRRRR :{

beijinhosssssssssssss enrolada num cobertor ;)

tronxa disse...

podes crer korr... acho k vou akecer cadito ali no meu cobertor electrico!! ehehehehe


é verdd... chegaste a comprar?!?!?!

nhammm

DANTE disse...

Eu sinceramente , ainda se fosse o bife com batatas fritas e ovo a cavalo por deus ainda lá ia , agora pão??? Sêco??? naaaaaaaaaaaaaaaaa
lololollol

mu@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ tronxita :)

ps: a neca ordena este humilde servo a avisar a exma que o cobertor...tava esgotado :(

Fox D. M. disse...

naaaa ... mas na Universidade temos umas engraçadas aos quais eu prefiro manter longe dos meus olhinhos bonitos de comer muita cenourinha :P

tronxa disse...

mas nao te dao pao seco... se calhar kd começou era o k davam... agora modernizou-se e dao gomas, xiclates, rebuçados e linguas de gato!!!

olha k vale bem a pena!!!

é uma engorda de 5kg na certa!!!

bjnhsssssssssssssss dantolas!!

diz ai á tua patroa, sff, k ha mais liders no mundo... e ha-os em sitios bem mais inospitos e sem tanta gente, ela devia ter avisado eu k tinha visto por aki...
grrrr

tronxa disse...

fox, vai-te habituando...

elas nao andam so na universidade...






elas andem aí!!! e andem aos pares!!!

eheheehheeh

Fox D. M. disse...

correcção, andam aos pacotes! umas andam por ai de oferta sozinhas mas depois aparece a embalagem toda xD

Mais fixe mais fixe é elas enfrascarem-se, acabam sempre por ir apreciar o reflexo da água na doca enquanto chamam o Gregório :P

tronxa disse...

xiiii fox...

ca pa mim ja foste enganado por uma bruxa dessas!! conta-me la k ei nao digo nada a ninguem!!!

ehehehehe

PB disse...

É uma tradição que se vem perdendo, como muitas outras!

Beijocas

tronxa disse...

so tenho pena k aki nao venham pedir o pao por deus... é demasiado isolado par os putos se sentirem atraidos por aki andarem!

mas penso k aki nao se ira perder esta tradiçao, a pirralhada nao deixará!!

bjnhs de bom fds pedro!

Cressélia disse...

O meu filho foi pedir Pão por Deus e aqui nos suburbios de Lisboa já ninguém abre a porta a 5 matulões de 12 anos. O balanço foi uma banana e uma maçã mirrada. Sinais dos tempos...

Fox D. M. disse...

lol quase mas não. Simplesmente a rainha delas vive mesmo ao lado da Universidade :P

Anónimo disse...

belos tempos em que se pedia o pao por deus!!agora tudo esta mudado,e a maior parte das crianças nem sabem o k isso è.pena!

Diabba disse...

Só descobri esta tradição... qdo o Inferno se mudou para sul.

Informo que sou contra este tipo de coisa, não dou nada a ng, e ainda faço muito mau ar quando tocam à campaínha como se não houvesse amanhã, e só não lhes arremesso um balde de água porque a dita está cara, e não deve ser gasta com fracos defuntos!

enxofre

tronxa disse...

eheheh cresselida!!

po ano manda o filhote para as minhas bandas!!

na zona saloia de sintra ainda nao olhamos mt ao tamanho dos putos!!

benvinda ao meu blog!!

e bom domingo

tronxa disse...

hummm fox... ainda pensei o pior!!!

ehehehehehe

mas sendo assim, passa so ao largo!!

bom domingo pa tu

tronxa disse...

pela minha parte todos ficam a saber sal!! os sobrinhos kd eram putos vinham juntar-se aos primos para irem em rebanho arrebanhar ums docitos no dia 1 de novembro... á tarde faz-se a arvore de natal!!!

este ano como foram este fds po pai, devemos fazer a arven na 4a á tarde ou ainda amanha ,se eles chegarem cedo!!!

pelo dezembro fora vai-se ao musgo para fazer o presepio!!

eheheheheh

ha tradiçoes familiares k eu nao perco!!!

bjnhs kida

(isto so para nao te admirares de ver a rvore montada kd ca chegares!!!)

tronxa disse...

se eu nao te conhecesse, diria k eras uma diaba má e avarenta!!!

bem podes disfarçar por aki... mas cmg na te safas diabangelica!!

eheheehehheeheh

bjnhssssssss enxofrados!!!

O Cantinho dos Sonhos disse...

Pois é, por aqui não temos essa tradição...já bruxas há e muitas lolol

Beijo tronchinha

Fu_Miga

Marco Rebelo disse...

bruxas ? já basta a maya :)

tronxa disse...

pois fu...

estas tradiçoes giras, estao mesmo a acabar!!!

espero um dia ir com os netos ao pao por deus e poder fanar-lhes umas bolachinhas, k nessa altura ja nao posso ir aos cagamelos!!!

ehehehehehe

bjnhsss de bom domingo!!