quinta-feira, 19 de maio de 2022

Forno de lenha

 Finalmente!!!!!

6ª feira, dia 13, fui com a Pica comprar os materiais. 

80 tijolos refractários, 10 tijolos de 9cm, 3 sacos de argamassa refractária, um tabuleiro para fazer a massa, isto tudo no Leroy, o carro vinha rasteirinho, rasteirinho...

Em Almoçageme fui comprar o carrinho de mão, verde e sem buracos, que o velhinho está cá por casa desde 1995, trouxeram-no os pedreiros que fizeram a casa e não o quiseram de volta porque estava velho e estragado... durou quase mais 30 anos!!!

E nos Clementes fui buscar 2 sacos de argamassa normal e uma verguinha cortada em ferrinhos de 60cm.

Tudo acartado para casa, fiquei com os bofes pela boca!

Preciosa ajuda da amiga!!

2ª feira voltei aos clementes para comprar 20 tijolos burro e 2 sacos de barro refractário. Chovia aquela chuva miudinha que parece que nunca vai acabar.

Pela hora do almoço parou de chover e começou a minha actividade pedreira.

A Joana ajudou a trazer os tijolos e o barro para baixo, ainda se espalhou, mas acabou tudo bem com o material pertinho do sítio do bicharoco!

1º passo foi fazer o chão, tinha imaginado pôr vidro e sal por baixo dos tijolos refractários mas no último minuto achei melhor não me pôr a partir vidros e pus só uma camada de argamassa refractária e os tijolos por cima e encaixei-os nos tijolos burro.


Foi a primeira vez que fiz alguma coisa em tijolo... 

E optei por agarrar os tijolos com barro refractário, em vez do cimento. 

No fim do dia, quando já não conseguia fechar as mãos, dei a minha obra do dia por terminada. 




Este era o aspecto do bicho no final do dia de 2ª feira


Dormir não foi fácil, com as dores no corpo todo...

3ª feira acordei toda moída e achei que não ia fazer mais nada, mas...

"Deixa lá ver como é que vou fechar a zona da chaminé", "vou só ver se consigo dar inclinação aos tijolos, para fazer a cúpula", enfim, ao fim de umas 3h tinha fechado o forno e menos de meia hora depois estava a acendê-lo!


4ª feira foi dia de descanso e de tratar de mim. 10h Mariana, 12h30m cabeleireiro cortar, pintar o cabelo e arranjar mãos e pés! Que maravilha!!!

Hoje fiz o cimento refractário e fui rebocar o bichinho. Dei duas camadas de cimento, cimentei a chaminé  e voltei a acendê-lo, para secar. 



Hoje vai haver nova tentativa de fazer pão!!


Sem comentários: