sexta-feira, 20 de março de 2020

2020 - A HORTA DO CONFINAMENTO

Cá estamos, em pleno plano de emergência, decretado na 4a feira e ontem saíram as normas...

Aqui por casa já estamos em confinamento desde 5a feira passada, a sorte é que numa quintinha não nos faltam entretens.

Esta 3ª feira, dia 17, comecei a preparar uma nova horta, já era para a fazer, como em todos os anos, mas uma coisa pequenina, com umas alfaces, uns pimentos, uns tomates e algumas aromáticas, mas, como os tempos estão diferentes, achei por bem fazer algo maior, não vá o diabo tecê-las...

3ª de manhã veio cá o Joãozinho, ajudar a começar a horta e cortámos as yucas que estavam debaixo do pinheiro.

Fizemos um talhão na horta e pus umas batatas greladas que por cá andavam, uns alhos, poucos porque não está na época de os plantar e milho de pipocas. A verdade é que não tinha cá mais nada para pôr na terra...

À tarde fui fazer umas compras e aproveitei para passar na estufa para comprar legumes para plantar.

Comprei: alfaces, beringelas, courgetes, couves, tomates, pimentos e pimentos padron, pepinos, mangericão, funcho e piripiri, para semear comprei ervilhas, feijão, cebolinhas e uns saquinhos de sementes varias. Comprei também 20m de rede de capoeira, não para fazer uma vedação para as galinhas, mas para dividir o terreno de maneira a elas não entrarem na horta!

4ª feira, dia 18, de manhã andei a passar os tomateiros , os pimentos, courgetes, beringelas, pepinos e piripiris para vasinhos pequenos e a fazer um estufim no barraco, ficam lá até virem dias mais quentes e poderem ir para a terra, talvez uns 15 dias.

A meio da tarde a Maria veio ajudar e conseguimos vedar a horta e fazer 2 portões!

5ª feira, dia 19, de manhã levei a electro-enxada e a roçadora para baixo e pus-me a cavar um novo talhão, para plantar as alfaces e couves que estavam em sacos, à espera de irem para a terra.

Levei umas horas a fazê-lo, que isto de estar velha e cansada faz com que vá fazendo e vá descansando, aliás, logo pela manhã, levei para a horta as ferramentas que vou precisar, uma mesa, duas cadeiras e uma espreguiçadeira!!

Ao fim da tarde, com a minha ajudantA Maria, fizemos os regos e plantamos as alfaces, as couves e os funchos.

Hoje a chuva, finalmente, chegou o que vai ajudar bastante às próximas cavadelas, além de já termos a horta regada!

No próximo post já ponho as fotos, que agora está tudo molhado e não me apetece ensopar os pés!



Sem comentários: